sábado, 18 de dezembro de 2010

Animais com olhos incriveis

Tarsier

Esse primata fofo se chama Tarsier, é encontrado no Sudeste de Ásia. Se alimenta de lagartos e insetos, porém, o que mais chama atenção são os seus olhos grandes, e cada um pesa mais do que o seu própio cérebro.
olho do camaleao

Os olhos dos camaleões podem ser movidos independentemente para qualquer direção, o que lhe confere aparência curiosa. Quando um camaleão vê uma presa, pode fixá-la com um olho e utilizar o outro para verificar se não há predadores nas redondezas. O encéfalo do camaleão recebe duas imagens separadas, que tem de associar. À medida que se aproxima da presa, o camaleão fixa nela ambos os olhos para poder fazer pontaria.
Dragonfly Eye

A libélula, possivelmente o mais formidável caçador aérea entre os insetos, também tem algumas dos mais incríveis olhos do mundo animal. Eles são tão grandes que cobrem quase toda a cabeça, dando-lhe uma aparência de capacete, e um campo de 360 graus de visão. Esses olhos são compostos de 30.000 unidades visual chamadas omatídeos, cada um contendo uma lente e uma série de células sensíveis à luz. Sua visão é excelente, pois eles podem detectar cores e luz polarizada, e são particularmente sensíveis ao movimento, permitindo-lhes descobrir rapidamente alguma presa ou inimigo.
Leaf tailed gecko

Este tipo de lagarto têm olhos muito surreais, suas pupilas são verticais e possuem uma série de "furos" que ampliam a noite, permitindo que estes lagartos pegam a luz que for possível. Estes olhos também têm muito mais células sensíveis à luz do que os olhos humanos, dando ao animal a capacidade de detectar objetos e até mesmo de ver cores na noite.
Lula Colosal

A Lula colossal tem os maiores olhos do mundo animal, para se ter uma ideia, o olho da lula pode chegar a ser do tamanho de uma prato e ter uma lente do tamanho de uma laranja. Esses olhos gigantes da a lula a condições para enxergar em lugares com pouca luz.
Four eyed fish

O peixe quatro-olhos ao contrário que se pode pensar, este peixe tem dois olhos. No entanto, cada olho é uma estrutura dupla, que se projeta acima da linha da água. A córnea está dividida por uma banda pigmentada horizontal numa zona superior, fortemente convexa e numa zona inferior, plana. A íris possui duas projeções que dividem a pupila em duas, a superior adaptada à visão aérea e a inferior, adaptada à visão aquática.
stalkeye

Este inseto estranho é encontrado principalmente nas selvas do Sudeste da Ásia e África. Tem projeções dos lados da cabeça com os olhos no final. Uma característica bastante interessante do pedúnculo de olhos moscas é a capacidade dos machos de ingerir ar através de sua cavidade oral, e bombeá-la através de dutos na cabeça e até as pontas dos pés, assim, alongando-os. Fazendo isso principalmente durante a época do acasalamento.

Ogre-Faced Spider

As aranhas são popularmente conhecidas por ter muitos olhos (embora isso varia muito entre diferentes espécies, algumas tem dois, quatro, seis ou oito olhos). A aranha Ogre-faced tem seis olhos, mas parece que ele só tem dois, porque o par do meio é bastante alargado. Esta é uma adaptação de um estilo de vida noturno; a aranha ogre têm uma visão noturna excelente, não só por causa de seus olhos enormes, mas por causa de uma camada extremamente sensível à luz de células cobrindo-os.

Camarão Mantis

O camarão mantis, Gonodactylus smithii, tem os olhos mais complexos do reino animal e é capaz de ver cores invisíveis a outros bichos, desde o ultravioleta até o infravermelho, inclusive variações não conhecidas no espectro da luz.
Segundo a Reuters, o animal, apelidado "separador de dedões", por suas potentes garras, enxerga o mundo em até 12 cores primárias, quatro vezes a capacidade de visão humana. E pode medir até seis tipos diferentes de polarização de luz – a polarização é a direção da oscilação em ondas de luz.

Um comentário: