segunda-feira, 21 de março de 2011

Se você tocar as asas de uma borboleta, ela morrerá?

Asas de borboleta

Este encontro pode resultar em problema para a borboleta?


Você pode estar pensando que se gotas de chuva podem ferir uma borboleta, seus dedos também podem. Você está certo. Mas será verdadeira a famosa lenda que diz que a borboleta morre se você tocar suas asas? Não necessariamente - e desde que você não queira maltratar estas belas criaturas.

Pesquisadores do assunto têm apanhado e catalogado borboletas ao longo dos anos para rastrear o paradeiro delas. Estes cientistas e voluntários utilizam redes para capturar insetos voadores para depois, delicadamente, raspar uma pequena área para expor a membrana da asa. Depois eles adicionam uma pequena etiqueta na asa e libertam o inseto. Entre outras constatações, estes estudos revelaram muito sobre a migração das borboletas-monarcas.

As borboletas não somente sobrevivem a estes aparentemente "traumáticos encontros", como também conseguem fugir ilesas de ataques de pássaros e de tempestades. Algumas conseguem até mesmo voar depois de ter um pequeno pedaço de sua asa despedaçada.

Apesar desta capacidade incrível de sobrevivência, as borboletas devem ser manuseadas com cuidado, ou melhor, nem devem ser tocadas. A seguir, saiba como as borboletas utilizam suas frágeis asas.

2 comentários:

  1. Vocês sabiam que há varios borboletários no estado de SP, alguns até na capital? Visite...

    http://www.floresquevoam.com.br/
    www.camposdojordao.com.br/borboletario.php

    borboletariodeosasco.blogspot.com/

    http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/turismo/parques/borboletario-tropical-conservacionista-laerte-brittes-de-oliveira

    ResponderExcluir